os livros

Não podia deixar de partilhar os dois livros mais bonitos que passaram pela minha mão ultimamente.

O primeiro já o procuro há uns tempos, mas há muito que está esgotado. Foi uma Joaninha que mo emprestou por coincidência, na altura em que o procurava em todos os alfarrabistas. 
É o Dicionário de Pontos, um livro técnico sobre pontos bordados, com boas fotografias e bons esquemas. Mostra o bordado de uma forma simples e muita limpa.  É um bom livro de apoio para ensinar a bordar!

O segundo, da mesma editora Civilização, ainda é fresquinho e tive o prazer de o folhear ontem pela primeira vez. Chegou-me pelo correio junto com a minha encomenda  de lã cardada e lã para bordar e com um cheirinho bem forte a ovelha! 
É o livro de malhas portuguesas da Rosa Pomar com ilustrações da Rita Cordeiro
Adorei este livro por todos os motivos e mais alguns. Fazer malha faz parte das tradições da minha família e apesar de eu não ser lá grande tricotadeira, gosto de pegar nas agulhas e tenho muito orgulho em ter uma mãe com um talento raro para tricotar. Ela ainda não o viu, mas tenho a certeza que também vai gostar, porque não é um livro com estrangeirices nem esquemas dificeis de interpretar, é um livro de malhas bem portuguesas, tal como ela as conhece.
A Rosa está de parabéns pelo trabalho de pesquisa e pelas escolhas que fez, a Rita pelas ilustrações tão perfeitas e objectivas.

E eu fotografei o livro a fazer pendant com a nossa colecção cá de casa, de peças bem portuguesas.






O livro dos pontos bordados:




Comentários

Rosa Pomar disse…
Obrigada Joana! Faltou explicares que fazes parte do livro de uma maneira especial :)
sara carvalho disse…
Também ando à procura desse livro de pontos, esgotadíssimo... só encontro em sites brasileiros escritos claro, em português do brasil :(